frango com couve-flor | Super Econômica | 5 Minutos
Aprenda a fazer um frango com couve-flor super econômica: uma receita prática, deliciosa e perfeita para quem busca um prato saboroso e nutritivo sem gastar muito. Ideal para o dia a dia, essa combinação é fácil de preparar e agrada a toda a família!
frango com couve-flor
4
servings15
minutes23
minutes320
kcalIngredientes
2 filés de peito de frango
Suco de limão (a gosto)
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
Farinha de trigo (para empanar)
2 ovos batidos (para empanar)
Farinha de rosca (para empanar)
Óleo para fritar
1 cabeça de couve-flor cozida no vapor (al dente)
200 ml de leite morno
1 cubo de caldo de frango
200 ml de creme de leite
1 cebola picada
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 ovos
Cheiro-verde (a gosto)
Orégano (a gosto)
Modo de Preparo
- Preparação dos Filés de Frango
- Tempere os filés de frango com suco de limão, sal e pimenta-do-reino dos dois lados.
- Passe os filés na farinha de trigo, retirando o excesso, depois nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca para empanar.
- Frite os filés em óleo quente até ficarem dourados. Retire e coloque sobre papel absorvente para eliminar o excesso de óleo.
- Montagem na Assadeira
- Coloque os filés de frango empanados em uma assadeira.
- Distribua a couve-flor cozida no vapor sobre os filés.
- Preparação do Creme
- Em uma tigela, misture o leite morno com o caldo de frango, o creme de leite, a cebola picada e a farinha de trigo.
- Adicione os ovos, uma pitada de sal, cheiro-verde e orégano. Misture bem até obter um creme homogêneo.
- Finalização e Forno
- Despeje o creme sobre a couve-flor e o frango na assadeira.
- Cubra a assadeira com papel alumínio (parte brilhante para dentro) e leve ao forno preaquecido por 10 minutos.
- Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 5 minutos para gratinar.
- Sugestão de Servir
- Ao retirar do forno, você pode incrementar o prato com um pouco de bacon picado ou mostarda Dijon para um toque especial.
Vídeo de Receita
Nota: O vídeo da receita acima é de: TudoGostoso
Dicas Adicionais
Informações Adicionais
A couve-flor é uma escolha excelente para quem busca refeições leves e nutritivas, além de trazer benefícios surpreendentes para a saúde. Incorporar esse vegetal em pratos diários, como o frango com couve-flor, é uma maneira prática de equilibrar uma refeição com nutrientes essenciais.
Para preparar receitas como o frango com couve-flor gratinado, cozinhar o vegetal no ponto ideal é essencial. Se você está se perguntando como cozinhar couve-flor corretamente, a dica é cozinhá-la no vapor ou em água levemente salgada até que fique “al dente”, o que realça o sabor e permite que o vegetal absorva melhor os temperos e o molho. Inclusive, em receitas de couve-flor ao molho branco, como a tradicional versão gratinada, o contraste entre a textura crocante e a cremosidade do molho é irresistível.
Além do sabor, os benefícios desse vegetal são um ponto positivo: ele auxilia na digestão e é uma excelente fonte de vitaminas C e K. Muitos se perguntam também sobre a segurança de alimentos para pets; e sim, o cão pode comer couve-flor, desde que cozida e em pequenas quantidades, sendo benéfica para os peludos quando oferecida de forma moderada.
Se está de olho na balança, vale mencionar as calorias desse vegetal, que são muito baixas, tornando-o perfeito para refeições leves, além de ser incrivelmente versátil, podendo ser usado em pratos com molho branco ou gratinados. Para aqueles que buscam pratos ainda mais criativos, explorar o plural da couve-flor em cardápios e receitas pode ser divertido, pois o termo se mantém simples: “couve-flores”.
Outra curiosidade interessante é a chamada orelha de couve-flor – um termo que se refere a uma condição estética e não ao vegetal. Este fato costuma gerar dúvidas, mas não está relacionado à cozinha. Saber como fazer a receita gratinada é sempre uma vantagem, já que esse prato pode ser um acompanhamento delicioso e nutritivo para diversas refeições.
Para se aprofundar em iguarias adicionais de frango, clique aqui.